segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

MASP









Em muitas visitas a São Paulo, a passagem pelo MASP está sempre presente no meu roteiro, a obra pra mim como aluna de arquitetura é um símbolo de como a arquitetura pode transformar espaços e criar novas perspectivas de vida. O MASP é um centro cultural e um pólo do desenvolvimento artístico do Brasil.
O edifício do MASP, de setenta metros de vão, cinco metros de balanço de cada lado, oito metros de pé direito livre de qualquer coluna, está apoiado sobre quatro pilares, ligados por duas vigas de concreto protendido na cobertura, e duas grandes vigas centrais para a sustentação do andar que abriga a pinacoteca do Museu. O andar de baixo da pinacoteca, que compreende os escritórios, sala de exposições temporárias, sala de exposições particulares e bibliotecas, está suspenso em duas grandes vigas por meio de tirantes de aço. Uma escada ao ar livre e um elevador monta-carga em aço e vidro temperado permitem a comunicação entre os andares.
Dentro da perspectiva das grandes obras de Lina Bo Bardi, o MASP é o grande exemplo de diálogo entre lugar urbano e intervenção, em que as sugestões do primeiro se incorporam à forma sem determiná-la. Isto é, o edifício se integra ao espaço e torna-se parte dele como se sempre estivesse estado ali. E assim, o grande espaço público da avenida paulista é preservado e apenas coberto por uma grande caixa suspensa em dois apoios.
A experiência de vislumbrar o grande vão do MASP, por mais que o veja todos os dias, é totalmente surpreendente. A capacidade da arquitetura de criar algo tão inovador e tão surpreendente em uma época que não tínhamos nem metade da tecnologia de hoje, as vezes é até um estímulo para nos estudantes.Nas obras de Lina há sempre uma "idéia forte" influenciando a concepção de cada edifício, traduzida em imagens poéticas que orientam sua organização formal e funcional. Os croquís de Lina mesmo que somente esquemáticos já nos dizem muito sobre a obra. E acredito eu que foi partindo dessa idéia forte de criar um vão livre de tamanha grandeza que Lina concebeu o MASP.
Em meio a transitoriedade da avenida Paulista, o MASP já se tornou um marco cultural para a cidade de São Paulo. Como um museu contemporâneo, ele abriga acervos belíssimos em espaços livres. O interior do MASP dividido em alguns andares é bastante interessante, os andares de exposições contam com uma planta livre que pode se adequar com a necessidade da exposição. Entretanto, em meio às grandes tecnologias de construção civil implantadas no MASP, um detalhe que chamou bastante atenção foram as rampas vermelhas que ligam os primeiros andares. Pelo fato, delas se apoiarem apenas em uma laje e assim ficarem literalmente soltas, tanto que a medida que você se movimenta ela também movimenta. Com isso, temos uma pesada rampa de concreto que se movimenta concebida e construída em uma época que para alguns isso seria quase impossível.
Assim, o MASP tanto em questões arquitetônicas, como em questões construtivas é um ícone da arquitetura brasileira e é uma das maiores obras da arquiteta italiana Lina Bo Bardi. A cada visita ao MASP novas nuances da obra são descobertas e novas experiências construídas. Visitar o MASP pra mim foi um privilégio!
Lorena Alves




















Nenhum comentário:

Postar um comentário